# APOMETRIA...

TÉCNICAS APOMÉTRICAS...

LEIS DA APOMETRIA...

CLASSIFICAÇÃO DIDÁTICA DOS DISTÚRBIOS ESPIRITUAIS...
ÁGUA FLUIDIFICADA
PASSES



RESUMO DAS LEIS DA APOMETRIA


- aplicação de pulsos magnéticos, impulsionados pela força mental individual e coletiva, através de contagem e estalar de dedos, para indução ao desdobramento / da mesma maneira, se acopla / contrário de desdobramento.
- com os médiuns desdobrados, os benfeitores espirituais conduzem os trabalhos onde se fizer necessário: casa do consulente, umbral inferior, alas hospitalares.
- formação de campos de forças de natureza magnética: proteção, higienização, contenção e defesa.
- agem nas lembranças oriundas da memória perene contida no inconsciente, no sentido de despolarizar os estímulos “recordativos” impressos na malha sináptica cerebral / estímulos de memória - despolarização dos estímulos de memória.
- interferência e alteração da coesão molecular do duplo etéreo, propiciando a modificação do seu padrão vibratório, facilitando as interferências cirúrgicas dos benfeitores espirituais.
- doação de energia e aplicação da força mental, recompondo membros e refazendo formas astrais.

TRATAMENTO
É COMPOSTO DE TRÊS FASES:

● catarse: expressa pelos médiuns desdobrados durante a dinâmica apométrica, quando captam as ressonâncias e as transmitem ao dirigente.
● mudança de painel: o dirigente propõe a mudança de painel, para modificar o episódio traumático captado do passado e que, evidentemente, está interferindo no presente.
● despolarização  de memória:     técnica usada   para apagar do cérebro do consulente a “impressão das imagens irrompidas de outra equação de tempo”. É a despolarização dos estímulos de memória, liberando o consulente da sintonia com o passado, através de comandos magnéticos transcranianos (passando-se ambas as mãos em sentidos opostos, pela cabeça do atendido).
·         NÃO BASTA O CONHECIMENTO TEÓRICO ADQUIRIDO NOS CURSOS SISTEMATIZADOS SOBRE A MEDIUNIDADE. É PRECISO O ESPÍRITO DE RELIGIOSIDADE, O ENTENDIMENTO MAIOR, O ESFORÇO DE AUTO-REALIZAÇÃO NO CAMPO DO BEM.

LEIS DA APOMETRIA

AUTOLIMPEZA

ENUNCIADO


É aconselhável que todos os trabalhadores que participam da tarefa de passes, cura, apometria etc... aprendam a AUTOLIMPEZA antes de iniciarem os atendimentos.
Se nós esfregarmos as mãos, o atrito produz aquecimento das extremidades. É um atrito que gera energia e ela o faz sob a forma de calor. Se transportarmos essa energia para o mundo dos espíritos, sob controle de nossa mente, vamos dispor de incomensurável fonte de realização astral.
Se estalarmos os dedos, estamos transportando energia para o mundo espiritual.
Caso produzamos o atrito das mãos e, com o auxílio da mente, apliquemos um passe, que nada mais é do que a projeção de campos energéticos restauradores sobre um espírito sofredor, ele, o sofredor, poderá ser renovado em suas forças, melhorando a sua própria condição no Astral. 

TÉCNICA

1º TEMPO: CONCENTRAÇÃO E ABERTURA.

2º TEMPO: SOLICITAR SUA LIGAÇÃO COM SEU PROTETOR INDIVIDUAL... AGUARDAR SUA PRESENÇA.

3º TEMPO: LEVANTAR OS BRAÇOS PARA QUE OS MESMOS SIRVAM DE ANTENAS PARA MELHOR CAPTAÇÃO DA FORÇA FLUÍDICA DESTINADA ÀS CURAS.

4º TEMPO: PROJETAR SOBRE SI MESMO ESSA FORÇA, OPERANDO PRIMEIRAMENTE LIMPANDO O PERÍSPIRITO COM PASSES TRANSVERSAIS (ESTENDEM-SE OS DOIS BRAÇOS PARA DIANTE {CABEÇA, PEITO, ESTOMAGO, BAIXO VENTRE E PÉS}, COM AS PALMAS PARA BAIXO E VAI ABRINDO RAPIDAMENTE OS BRAÇOS, NO SENTIDO HORIZONTAL, DEPOIS VOLTA COM BASTANTE ENERGIA A POSIÇÃO ORIGINAL) E LONGITUDINAIS (APLICADO AO LONGO DO CORPO, DA CABEÇA AOS PÉS E DE CIMA PARA BAIXO, COM AS MÃOS ABERTAS E OS BRAÇOS ESTENDIDOS, SEM CONTRAÇÃO {ESSES PASSES MOVIMENTAM OS FLUIDOS E OS DISTRIBUEM, MAS QUANDO ULTRAPASSAM AS EXTREMIDADES OS DESCARREGAM}.) COM CONTATO, USANDO AMBAS AS MÃOS PARA LIMPAR OS FLUÍDOS RUINS PORVENTURA ABSORVIDOS.

5º TEMPO: DE ESPAÇO EM ESPAÇO LEVANTAR NOVAMENTE OS BRAÇOS.

Chacra Básico:
Visualize a cor vermelha;
Repita mentalmente a frase: Segurança e Abundância me acompanham sempre.
Chacra Umbilical:
Visualize a cor laranja.
Repita mentalmente a frase: A sexualidade sadia e natural é minha parceira sempre.
Chacra Plexo Solar:
Visualize a cor amarela;
Repita mentalmente a frase: O poder da luz rege minhas emoções sempre.
Chacra Cardíaco:
Visualize a cor verde;
Repita mentalmente a frase: Todo o meu ser vibra amor incondicional sempre.
Chacra Laríngeo:
Visualize a cor azul;
Repita mentalmente a frase: Expresso e recebo a informação da verdade hoje e sempre.
Chacra Frontal:
Visualize a cor azul índigo.
Repita mentalmente a frase: Minha comunicação sutil é sempre clara e serena.
Chacra Coronário:
Visualize a cor violeta;
Repita mentalmente a frase: Eu e o Universo seremos sempre UM.

Aguarde algum tempo em meditação enquanto seu corpo retorna à plena vitalidade.

 ELEVAÇÃO DA FREQUÊNCIA
Respirar com consciência

"Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. "Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo", ensina o educador físico Estélio Dantas, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro."

TÉCNICA

ELEVANDO A FREQÜÊNCIA DO GRUPO EM SERVIÇO AOS CAMPOS BUDDHI:

- INSPIRANDO E EXPIRANDO, LIMPANDO NOSSA MENTE DE TODOS OS PENSAMENTOS, DANDO ORDEM AO NOSSO CORPO PARA QUE RELAXE, PROCURANDO ELEVAR NOSSOS PENSAMENTOS AOS PLANOS MAIS ELEVADOS, SUBINDO AO PLANO MENTAL CONCRETO (1, 2, 3, 4, 5, 6,7), REPETINDO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO), ATÉ QUE SE ATINJA E FIXE NESSE NÍVEL.

- EM SEGUIDA, PASSAMOS A OUTRO NÍVEL MAIS ALTO, O PLANO MENTAL ABSTRATO OU CAUSAL (1, 2, 3, 4, 5, 6,7).

- COM UM POUCO MAIS DE ESFORÇO E COM A MESMA TÉCNICA ATÉ QUE ATINJA OS CAMPOS BUDDHI (1, 2, 3, 4, 5, 6,7).

OU

1º TEMPO: CONCENTRAÇÃO E ABERTURA.

2º TEMPO: IMAGINAR SEU ANJO DA GUARDA POSICIONADO ATRAS DE VOCÊ, TE ENVOLVENDO COM SUAS GRANDES ASAS, DE FORMA A FECHÁ-LAS SOBRE SEU CHACRA CARDÍACO, PROJETANDO SOBRE O MESMO UMA LUZ ROSA, BEM SUAVE... QUE ESTARÁ PREENCHENDO TODO O SEU CORAÇÃO.

3º TEMPO: VÁ LIBERTANDO SUA ALMA PROGRESSIVAMENTE, SENTINDO O FLUXO DA ENERGIA BENÉFICA DA LUZ ROSADA PASSANDO PELO SEU CHACRA LARINGEO, CHEGANDO ATÉ O CHACRA CORONÁRIO.

4º TEMPO: SINTA A ALEGRIA DE ESTAR VOANDO, JUNTO AO SEU ANJO PROTETOR, RUMO A LUZ... FAZENDO A PASSAGEM DESTE MUNDO TERRENO PARA O MUNDO CELESTIAL.

5º TEMPO: A PAZ REINA EM VOCÊ AGORA. VOCÊ AFROUXOU OS LAÇOS QUE TE PRENDEM NO MUNDO MATERIAL. CRIOU UM MUNDO DE PAZ E AMOR... VIBRE PAZ E AMOR...

6º TEMPO: DIGA: ONDE EU VIVO NÃO HÁ SOMBRA ALGUMA... TENHO COMIGO O CETRO DO PODER, QUE AGORA FAÇO BRILHAR COM A INTENSIDADE DESTA VONTADE... BENDITO REINO SOLAR DO GUARDIÃO DOS DESTINOS... ESTA ONDA ETÉRICA DE RAIOS COLORIDOS É A CONSUMAÇÃO DO QUE MAGNETIZO PARA MEU BEM, O BEM DE TODO O SER HUMANO, PARA O BEM DO MEU MUNDO... EU SOU A CONSAGRAÇÃO DO UNIVERSO AO MEU REDOR... TENHO A LUZ... SOU UM COM DEUS...MEU CRISTO CÓSMICO É A LUZ QUE EU SOU...EU TENHO UMA VIDA ETERNA E AO CRIADOR DE TUDO, TODA ESTA VIDA EU DOU... LOUVADO SEJA DEUS... LOUVADO SEJA O PODER DE DEUS... ESTE PODER ESTA ATUANDO AQUI AGORA – RAIOS VIOLETA ESTÃO CEIFANDO TUDO QUE NÃO É DE PAZ..., DESINTEGRANDO TUDO O QUE NÃO É AMOR... DEVOLVENDO A QUEM SE APROXIMAR DESTA VIBRAÇÃO A RETOMADA DE SUA CONSCIÊNCIA ULTRA DIMENSIONAL.

A VIDA É EM MIM MEU SONHO SAGRADO, GERANDO TUDO QUE AFIRMO, ATRAINDO A MIM OS RAIOS DA DIVINA ENERGIA DE QUE NECESSITO... TUDO FICA BEM NESTE CAMPO DE ALTA VIBRAÇÃO POR MIM AGORA GERADO. A PAZ ESTA REINANDO AQUI AGORA. (DB)

DESDOBRAMENTO
Há várias técnicas para promover 


a saída lúcida para fora do corpo,


 dentre as quais apresentaremos algumas. 


Na aplicação das


técnicas é importante observar 


os seguintes fatores básicos:

- a vontade para se projetar.
- a intencionalidade.
- o estado fisiológico e psicológico.
 -a auto-organização.
 - a persistência e a determinação na aplicação da técnica.
- a preparação do ambiente físico para maior conforto do corpo.
- o aproveitamento e o registro de toda experiência.
- o estado energético.
- a idade, pessoas mais jovens em geral projetam-se mais
espontaneamente, mas as pessoas mais idosas têm mais
maturidade para aproveitar as experiências. 
- autoconfiança nas próprias potencialidades.
- o espírito investigador, científico, sem misticismos.


Visando mais facilidade para visualização e estudo do conteúdo apométrico nós estamos disponibilizando arquivo completo da apostila de Estudos de Apometria...para download.
Ressaltando que este material foi criado, por Divanete Barbosa, única e exclusivamente para reunir em um único compêndio todas as informações disponibilizadas em instrutivos e na mídia...desconhecendo quaisquer impedimentos quanto à direitos autorais...
Solicitamos a gentileza de que se alguém conhecer qualquer impedimento, ainda que seja parcial, quanto aos assuntos abordados no estudo, por favor, nos comunicar para devidas correções.


Com carinho.


Estudo de Apometria/Desdobramento




Atualização:
14 OUT 2013
9hs59min A.M.

Técnica da Manivela
Em que consiste a técnica? É simples...
Podemos imaginar nossos chacras como se fossem uma hélice de avião -  que se encontra meio enferrujada...
Para azeitar essa máquina (que é a fonte de entrada de energia) é necessário que o chacra gire em um determinado sentido...
Devemos dar 3 giros em sentidos diferentes para quebrar a inércia, fazendo o seguinte: 
Mentalizar uma manivela:
 1º - por sete  segundos girar em altíssima velocidade no mesmo sentido do giro ORIGINAl do chacra (não importa qual seja);
 2º - diminuir a rotação até parar e ai iniciar outro giro em altíssima velocidade no sentido CONTRÁRIO do giro anterior;
 3º - diminuir a rotação até parar e ai iniciar outro giro em altíssima velocidade no sentido CONTRÁRIO do giro anterior, retornando, assim, ao giro ORIGINAL do chacra.
 Esse exercício deve ser feito três vezes ao dia por um mês inteiro...

Essa técnica vai ajudar  qualquer um que queira  melhorar sua visão espiritual...essa melhora permitirá que os trabalhos de apometria sejam mais dinâmicos e os detalhes  poderão ser vistos com mais nitidez, serão mais bem trabalhados...
Mas que fique claro, a Técnica da Manivela não trará o dom da vidência para nínguem...apenas ajudará aqueles quem já possuam o dom da vidência mesmo sem o saber...limpando suas vistas...mas quem não tem o dom pode fazer a técnica que irá melhorar seu equilíbrio mas não fará nascer algo que  não tinha antes...




 Atualização:

24 JUN 2013

1hs P.M.

Templo de Alden – O hospital de cura espiritual
Existem, no mundo astral, hospitais sagrados especializados na cura dos corpos internos do ser humano. O mais exaltado e dinâmico de todos é o hospital astral chamado de Templo de Alden, localizado na Europa Oriental, na região da Boêmia (hoje, República Tcheca).
A entrada desse portentoso templo possui uma escadaria descomunal, e após chegarmos ao final dessa escadaria, vê-se uma porta sagrada. No interior de Alden veem-se diversos salões, onde trabalham intensamente inúmeros mestres e seus chelas (discípulos), que servem de auxiliares para todos os tipos de trabalho desinteressado e amoroso.
Há salas de desinfecção, microcirurgias e até de grandes cirurgias nos corpos internos.
Os grandes mestres e seus auxiliares trabalham intensamente para ajudar a Humanidade enferma, especialmente durante as grandes epidemias, guerras, acidentes nucleares e catástrofes ambientais que assolam o planeta de tempos em tempos.
Nesse hospital sagrado, que é na verdade um Templo e uma Universidade Médica ao mesmo tempo, pode-se encontrar diversos mestres da Grande Fraternidade Branca, que foram conhecidos neste mundo físico ao longo dos séculos por terem trazido para nós sua sabedoria, sua filosofia e seus ensinamentos espirituais e iniciáticos.
Alguns dos Mestres da Luz que oficiam em Alden são:
- Paracelso
- Hipócrates
- Galeno
- Esmun
- Minerva
- Plutão
- Hermes Trimegisto
- Apóstolo Pedro
Cada um desses altos iniciados tem uma especialização, assim como no mundo físico vemos hospitais congregando médicos com distintas especialidades (cardiologia, oncologia, pediatria etc.).
Por exemplo, o venerável mestre Patar (popularmente conhecido como Apóstolo Pedro) é grande especialista na cura do corpo mental. Veem-se, no topo de sua sala de curas (dentro de Alden), diversos mecanismos na cor de latão que acumulam e canalizam poderosas energias das dimensões superiores, e que devidamente manipuladas conseguem o equilíbrio dos sensíveis tecidos e moléculas do corpo mental dos enfermos.
Em outro salão de Alden vemos o grande médico Paracelso pesquisando e trabalhando com ervas medicinais e unguentos sagrados para a cura do corpo astral.
Outro grande iluminado é o mestre Plutão, o qual usa túnica e manto negros em seus trabalhos de Alta Magia. Plutão irradia poderosas correntes magnéticas capazes de equilibrar o campo áurico de todos os que o invocarem com amor e veneração.
O VM Samael Aun Weor ensina também que uma grande mestra da Loja Branca trabalha intensamente no equilíbrio do corpo astral dos doentes irradiando ondas magnéticas por meio de instrumentos concentradores de energia, capazes de descobrir e destruir os eflúvios negativos causados por larvas astrais e mentais, que são os causadores de inúmeras enfermidades.
O corpo astral é um organismo material um pouco menos denso que o físico. Nesses casos, os Mestres dão um vomitório ao corpo astral do enfermo para que expulse as substâncias injetadas.
Os outros corpos internos também são relativamente materiais e, como tais, têm as suas enfermidades, seus medicamentos e seus médicos. Não são raras no Templo de Alden as operações cirúrgicas.
Um grave dano no corpo mental ao transmitir-se reflexamente ao cérebro físico produz a loucura. A desconexão entre o corpo astral e o mental ocasiona loucura furiosa. Se não há ajuste entre o astral e o etérico, produz-se o idiota ou o cretino.
No templo de Alden, onde moram os grandes Mestres da Medicina Hipócrates, Galeno, Paracelso, Hermes e outros, há um laboratório de alquimia de alta transcendência. Esse templo está no astral, nas vivas entranhas da grande Natureza.
A luz astral é à base de todas as enfermidades e a fonte de toda vida. Toda enfermidade, toda epidemia, tem suas larvas astrais que ao se coagularem no organismo humano produzem a enfermidade.
No Templo de Alden, os Mestres fazem seus enfermos sentar em uma poltrona sob luz amarela, azul e vermelha. Essas três cores primárias servem para tornar visíveis no corpo astral às larvas da enfermidade.
Depois que os Mestres extraem essas larvas do corpo astral do paciente, trata seu organismo com diversos medicamentos. Sanado o corpo astral, o corpo físico curar-se-á matematicamente, já que antes de enfermarem os átomos físicos de um órgão, enfermaram os átomos internos do mesmo órgão. Curada a causa, cura-se o efeito.
Toda pessoa enferma pode escrever uma carta ao Templo de Alden e receber ajuda dos Médicos Gnósticos. A carta deve ser escrita à mão pelo próprio interessado e queimada a seguir por ele mesmo, depois de havê-la perfumado com incenso; tudo feito numa só ocasião.
A carta astral ou alma da carta queimada irá ao Templo de Alden. Os Mestres de Sabedoria lerão a Carta e assistirão o enfermo.
Devemos ter nossas casas asseadas, tanto no físico como no astral. Os depósitos de lixo estão sempre cheios de larvas infecciosas. Há substâncias odoríferas que queimam as larvas ou as expulsam para fora de casa. O frailejón é uma planta que os índios arhuacos utilizam para desinfetar suas casas. Pode-se fazer a desinfecção também com beladona, cânfora e açafrão.
Minerva, a Deusa da Sabedoria, esteriliza os micróbios do aposento do enfermo com certo elemento alquímico que irradia mediante sistema especial. Isto os impede de se reproduzirem.
Minerva tem também uma lente côncava que aplica no órgão do enfermo, estabelecendo assim um foco perene de magnetismo que produz a cura.
Evitemos o trato com pessoas malvadas, já que essas pessoas são centros de infecção astral…
Ajuda do Pai Interno
O homem dispõe de sete corpos reais, que são: físico, etérico, astral, mental, vontade, alma e espírito. Existem outros muito superiores, que podem ser estudados quando já dominarmos esses que foram enumerados.
O corpo vital, ou etérico, são similar ao físico, muitos males procedem desse corpo e é pouco o que se consegue medicando somente o físico, então os médicos comuns fracassam na cura da enfermidade. Então, geralmente, o corpo vital é o que se leva ao Templo de Alden, para que os mestres da medicina trabalhem nele e se obtenham os resultados surpreendentes.
O que importa é que quando se necessita de ajuda, deve-se pedir ao Pai Interno, ao nosso Divino Ser espiritual, que nos leve em corpo astral todas as noites ao Templo de Alden, até sentirmos o pleno restabelecimento de nosso vigor, saúde, paz, harmonia e bem-estar.
A oração ao nosso Pai Interno pode ser feita da seguinte forma, como sugestão (pois a oração a Deus deve ser efetuada sempre da maneira mais singela e verdadeira possível, saída do coração):
“Meu Pai, meu Deus, meu Senhor,
Suplico e imploro ao Senhor,
Para que nesta noite, fora do corpo físico,
Me leve em corpo astral ao sagrado
Hospital da Medicina Universal,
Ao Templo de Alden.
AOM…AOM…AOM…”
Você pode realizar essa súplica por 9 dias seguidos, e todos os dias pela manhã, anote em um caderno todas as recordações de seus sonhos (experiências astrais), além de observar a mudança de seu estado de humor e bem-estar interior e físico.
Além da oração e das correntes de cura, você também pode escrever uma Carta Astral de Cura aos mestres do Templo de Alden.

Atualização:
19 JAN 2013
20hs57min


1 – Corpo Físico
2 – Corpo Etérico
3 – Corpo Astral
4 – Corpo Mental Inferior
5 – Corpo Mental Superior
6 – Corpo Búdico
7 – Corpo Átmico


2.    0s Corpos Espirituais
Os corpos espirituais, corpos ou dimensões psíquicas, níveis mentais ou consciências, são termos que vem sendo usados
para expressar a constituição do Homem em sua plenitude. Esta terminologia é adotada pela Teosofia, Esoterismo, outros ramos do
ocultismo e algumas religiões orientais. O Espiritismo considera o homem como uma trilogia:
Corpo somático ou físico, perispírito e espírito.
Para KARDEC alma e espírito são sinônimos.
Para os Católicos e Protestantes existem apenas alma e corpo físico.
2.1 Corpo Físico
É objeto de estudo das Ciências biológicas.
Para os  espiritualistas  reencarnacionistas  (espíritas,  teosofistas,  esotéricos,  umbandistas,  budistas,  hinduísta,  e outros),  o  corpo
físico é o instrumento para manifestação, experimentação e aprendizagem no mundo físico.
Corpo e meio físico pertencem à mesma dimensão eletromagnética.
Carcaça de carne, algo semelhante a um escafandro, pesado e quase incômodo, é constituído de compostos químicos habilmente
manipulados pelo fenômeno chamado vida. O único estudado e relativamente conhecido pela ciência oficial. Nele, somatizam-se os
impulsos  desarmônicos  originados  nos  demais  corpos,  níveis  ou  subníveis  da consciência,  em forma de doenças,  desajustes  ou
desarmonias, que são simples efeitos e não causa.
2.2 Corpo Etérico
Envolve o  corpo  físico,  tem estrutura extremamente  tênue,  invisível  ao  olho  humano,  de natureza eletromagnética e
comprimento  de onda superior  ao  ultravioleta,  razão  porque é dissociado  por  esta.  Quando  exalado  de sensitivos  ou  médiuns
proporciona os  fenômenos  espirituais  que envolvem manifestações  de ordem física como  “materializações”,  teletransporte,
dissolução  de objetos e outros. O material exalado é conhecido por ectoplasma. Fragmentos deste material foram analisados em
laboratórios e mostraram-se predominantemente, constituídos por elementos protéicos.
O duplo etérico tem a função de estabelecer a saúde, automaticamente, sem a interferência da consciência. Funciona como
mediador plástico entre o corpo astral e o corpo físico. Possui individualidade própria, mas não tem consciência. Promove a ação de
atos volitivos (frutos da vontade), desejo, emoções, etc., nascidos na “Consciência Superior”, sobre o corpo físico ou cérebro carnal.
A maioria das enfermidades atinge antes o duplo etérico. As chamadas cirurgias astrais, via de regra, são realizadas neste corpo.
O duplo  etérico  pode ser  exteriorizado  ou  afastado  do  corpo  físico  através  de  passes  magnéticos.  É  facilmente  visto  por
sensitivos treinados. Dissocia-se do corpo físico logo após a morte e, a seguir, dissolve-se em questão de horas.
Alma Vital,  vitalidade prânica,  reproduz  o  talhe (formato) do  corpo  físico,  estrutura tênue,  invisível,  de natureza
eletromagnética densa,  mas  de comprimento  de onda  inferior  ao  da  luz  ultravioleta,  quase imaterial.  Distribui  as  energias
vitalizantes pelo Corpo Físico, promovendo sua harmonia.  Essas ligações acontecem ou se fazem por cordões ligados aos centros de
força. Pode-se dizer que se trata da matéria mais pura, beirando a imaterialidade.
O corpo  etérico  (a palavra vem do  “éter”,  estado  intermediário  entre a  energia e  a matéria)  compõe-se de minúsculas
linhas de energia, parecidas com as linhas numa tela de televisão. Tem a mesma estrutura do corpo físico e inclui todas as partes
anatômicas e todos os órgãos. Os tecidos do corpo só existem como tais por causa do campo vital que os sustenta. A estrutura do
corpo etérico, semelhante a uma teia, está em constante movimento. Para a visão dos clarividentes, faíscas de luz branco-azulada
movem-se ao longo das linhas de energia por todo o denso corpo físico.
Apostila 3 do Curso Estrela Azul
2.3 Corpo Astral
Tem a forma humana. Invólucro espiritual mais próximo da matéria, que podem ser vistos pelos médiuns clarividentes.
Esta estrutura corpórea sutil, todos os espíritos a possuem. Assim como o corpo para os humanos é tão necessário, para os espíritos
é também necessária para a sua manifestação, na dimensão em que se encontram no Astral. O corpo astral não possui a mesma
densidade em todas as criaturas humanas.
Quando  as  pessoas  se apaixonam,  podem se ver  belos  arcos  de luz  rósea  entre os  seus  corações,  e uma bela cor  rósea
adiciona-se às pulsações áureas normais na pituitária. Quando as pessoas estabelecem relações umas com as outras, criam cordões,
a partir dos chakras, que se ligam. Quanto mais longa e profunda for à relação, tanto mais numerosos e fortes serão os cordões.
Quando as relações terminam esses cordões se dilaceram, causando grande sofrimento.
A sua forma pode ser  modificada pela vontade ou  pela ação  de energias  negativas  auto-induzidas.  A maioria das
manifestações  mediúnicas,  ditas  de incorporação,  processa-se através  do  corpo  astral,  o  qual  é  dotado  de emoções,  sensações,
desejos, etc, em maior ou menor grau, em função da evolução espiritual.
O corpo  astral  sofre moléstias  e deformações  decorrentes  de viciações,  sexo  desregrado,  prática persistente do  mal  e
outras  ações  “pecaminosas”.  Separa-se,  facilmente,  durante o  sono  natural  ou  induzido,  pela ação  de traumatismos  ou  fortes
comoções, bem como pela vontade da mente.
Luminosidade variável, branca argêntea, azulada etc. É o MOB (Modelo Organizador Biológico), é o molde que estrutura o
Corpo Físico. Observável por fotografias, vidência, moldagens, impressões digitais, tácteis e aparições fantasmagóricas.
Este corpo  é utilizado  no  mundo  espiritual  para incorporar  espíritos  já desprovidos  dele,  tal  como  nossas  incorporações
mediúnicas.
O Corpo  Astral  pode desencaixar  (desdobrar) do  Físico  por  anestesia,  coma alcoólico,  droga,  choque emotivo  ou
desdobramento  apométrico  da mesma forma que o  Duplo  Etérico.  É  com ele que,  nos  trabalhos  com a  técnica  da Apometria,
projeções astrais conscientes ou por sonho, viajamos e atuamos no tempo e no espaço.
2.4 Corpo Mental Inferior ou Mental Concreto
O terceiro corpo  da aura é o corpo mental, que se estende além do corpo emocional e se compõe de substâncias ainda
mais finas, associadas a pensamentos e processos mentais.
Esse corpo aparece geralmente como luz amarela brilhante que se irradia nas proximidades da cabeça e dos ombros e se
estende à volta do corpo. Expande-se e torna-se mais brilhante quando o seu dono se concentra em processos mentais.
O corpo mental também é estruturado. Contém a estrutura das nossas idéias. Quase todo amarelo, dentro dele podem ver-
se formas  de pensamento,  que parecem bolhas  de brilho  e formas  variáveis.  Tais  formas  de pensamentos  têm cores  adicionais,
superpostas  e que,  na realidade,  emanam do  nível  emocional.  Pensamentos  habituais  tornam-se forças  “bem-formadas” muito
poderosas, que depois exercem influência sobre a vida.
É sede das percepções simples e objetivas como de objetos, pessoas, etc. É importante veiculo de ligação e harmonização
do binômio razão-emoção. Viciações oriundas de desregramento sexual, uso de drogas e outras podem atingir, fixar-se e danificar
este corpo.  Alma inteligente,  mentalidade,  associação  de idéias,  sua aura ovalada envolve todo  o  corpo,  pode ser  registrado  por
fotografias ou percebido pela vidência. É o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando
o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, etc. É o repositório do cognitivo (conhecimento). É o primeiro grande
banco de dados onde a mente física busca as informações que precisa, seu raciocínio é seletivo. Está mais relacionado com o Ego
inferior ou Personalidade encarnada.
Este corpo, quando em desequilíbrio, gera sérias dificuldades comportamentais tais como comodismo, busca desenfreada
de prazeres mundanos, vícios etc. Normalmente sua forma é ovalada, mas pode ocorrer em raros casos uma forma triangular ou
retangular, tem cores variáveis, podendo desdobrar-se em sete sub-níveis com os mesmos atributos.
2.5 Corpo Mental Superior ou Mental Abstrato
Memória criativa e pode ser percebido pela vidência. Este corpo é o segundo grande banco de dados de que dispõe o ser.
Ele elabora e estrutura princípios e idéias abstratas, buscando sínteses ou conclusões que por sua vez são geradoras de novas idéias
e assim por diante, infinitamente.
Ocupa-se de estudos e pesquisas visando o aprimoramento do ser. Por ser o equipo (local) do raciocínio criativo, é nele que
acontece a elaboração do processo responsável pelo avanço científico e tecnológico, além de todo nosso embasamento filosófico.
É o corpo que faz avaliações, formula teorias, relaciona símbolos e leis. É também conhecido como corpo causal.
Elabora princípios e idéias abstratas, realiza análise, sínteses e conclusões. É sede das virtudes e de graves defeitos.
Apostila 3 do Curso Estrela Azul
O Dr. LACERDA sugere que o Corpo Mental Superior seja de natureza magnética, com freqüência muito superior a do corpo
astral. Importância deste fato:
A força da mente é poderosa e pode fazer o bem ou o mal, consoante, a intenção com que é projetada. Alguém já disse que todo
pensamento bom é uma oração e todo o pensamento mau é um feitiço. Por outro lado quem vibra em amor, constrói ao redor de si
um campo energético protetor contra a ação de mentes negativas (mau olhado, feitiço, magia negra, etc). Do mesmo modo, afins se
atraem.
2.6 Corpo Búdico ou Buddhi
É possível dizer que BUDDHI é o perispírito na acepção etimológica do termo: constitui a primeira estrutura vibratória que,
envolvendo  o  espírito,  manifesta-o  de modo  ativo.  Sendo,  este corpo,  atemporal  (como  também o  mental  superior),  usando  a
técnica de atingir essa dimensão superior das criaturas, pode-se de lá, vasculhar seu passado, conseguindo detectar vivências muito
dolorosas, sedimentadas em um Passado escondido, por vezes muito remoto, quando não remotíssimo.
Pouco se sabe sobre a forma e estrutura vibratória deste corpo que está mais próximo do espírito.  Tão distante está dos
nossos  padrões  e dos  nossos  meios  de expressão  que não  há como  descrevê-lo.  Recentemente temos  tido,  através  de médiuns
videntes  muito  treinados,  tênues  percepções  visuais  e sensoriais  relativas  a este  corpo.    Tem como  atributo  principal  o  grande
núcleo da consciência. Lá as experiências e acontecimentos ligados ao ser estão armazenadas e é de lá que partem as ordens do
reciclar permanente das experiências mal resolvidas.
Composto pelas três Almas – Moral, Intuitiva e Consciencial – veículos e instrumentos do espírito.
Alma  Moral  -  Discernimento  do  bem e do  mal  sob  o  ponto  de vista individual,  tem a forma de um sol  em chamas,  é o
veículo do espírito, que o impulsiona a obediência às leis do local onde ele está encarnado e comanda o comportamento da
entidade encarnada em relação ao meio.
Alma Intuitiva – Intuição, inspiração do gênio científico, literário e artístico. Iluminismo.
Em forma de ponta de lança triangular irradiando em torno, chamas ramificadas, animada de movimento rotatório lento,
antena captadora e registradora das informações que vibram no cosmo.
Instrumento da inspiração.
Alma Consciencial – Em forma de pequeno sol muito brilhante, radiações retilíneas, centro da individualidade espiritual.
Consciência coordenadora e diretora da vida, elo de ligação com a Centelha Divina.
De um modo geral o Corpo Búdico é pouco conhecido. Longe de nossos padrões físicos e de nossos meios de expressão, não  há
como compará-lo.
É  o  verdadeiro  perispírito,  ao  final  do  processo  evolutivo,  quando  os  demais  a ele se fundirão.  É  nele que se gravam as
ações do espírito e dele partem as notas de harmonia ou desarmonia ali impressas, ou seja, as experiências  bem significadas estão
ali arquivadas e são patrimônio do espírito. As experiências mal resolvidas são remetidas de volta à personalidade encarnada para
novas e melhores significações. E por ser, no espírito, o grande núcleo de potenciação da sua consciência cósmica, suas impulsões
terão seus efeitos visíveis e somatizados no Corpo Físico ou no psiquismo da personalidade encarnada.
Quando  em trabalho  de limpeza dos  cordões  energéticos  que ligam os  corpos,  observamos  que ao  se desbloquear  os
cordões,  intensa  e luminosa torrente de luz  multicor  jorra até os  corpos  inferiores.  Observados  pela visão  psíquica (vidência),  o
Buddhi e o Átmico formam maravilhoso e indescritível conjunto de cristal e luz girando e flutuando no espaço.
2.7 Corpo Átmico ou Espírito Essência ou Centelha Divina
O Corpo Átmico ou Espírito puro, esse eu cósmico constitui a Essência Divina em cada ser criado.
Disse JESUS: “Vos sois Deuses”, pois somos idênticos a DEUS pelo ser (essência), mas diferente dele pelo existir, pois DEUS é
eternamente presente. O Absoluto, o Universal, manifesta-se em cada um dos seres individualizados, por menores que sejam.
O evoluir  do  Homem  consiste em viver  e experienciar  em todos  os  níveis  da criação,  desde o  físico  até o  Divino  ou
Espiritual,  para,  desta experiência,  recolher  conhecimento  e  percepções  que  propiciam o  desenvolvimento  harmonioso  de seu
intelecto  e  sensibilidade de  maneira a tornarem-no  sábio  e  feliz.  Ao  longo  de sua  jornada evolutiva a  criatura  humana  sofre
sucessivas  “mortes” e vai  perdendo  seus  corpos,  sem perder  os  “valores” inerentes  a cada um deles.  É  como  a flor  que na sua
expressão de beleza pura, contém a essência do vegetal por inteiro.

Texto da Fraternidade Espiritual
Estrela do Oriente


Complementação de Estudo, 
pelo amigo Robis Delfino da Rosa:

DUPLO ETÉREO
O duplo etéreo, embora não seja normalmente objeto de estudo na literatura espírita é nas ciências esotéricas. E deve mesmo ser conhecido devido a sua importância durante o período de encarnação.
Este corpo, cujo nível de vibração está bem próximo do plano físico, é extremamente importante, pois permite que o períspirito atue diretamente sobre o corpo denso.
Trata-se de um molde exato do corpo físico onde se encontram os chacras, permitindo as trocas de energia e vibrações entre o períspirito e o corpo do encarnado.  Sem ele o períspirito ficaria impossibilitado de atuar sobre o corpo físico devido a diferença de vibração molecular entre os dois. Entretanto, enquanto o períspirito é a vestimenta do espírito imortal que se manifesta em dimensões superiores, o duplo etéreo é um corpo transitório que se dissolve após a desencarnação.
Para os videntes, pode até ser confundido com o períspirito caso seja visualizado. O duplo etéreo não tem consciência nem  carrega em sua composição a vivência e as experiências de outras vidas.
Quanto mais saudável, ou jovem o corpo físico, mais consistente será o duplo etéreo.  Ele é que possibilita ao corpo físico sentir e reagir aos efeitos de fenômenos que atuam sobre o corpo durante a encarnação.
Durante uma cirurgia, por exemplo, a substância anestésica faz com que o duplo etéreo se afaste ligeiramente do corpo físico tirando  temporariamente toda a sensibilidade do mesmo na região desejada. Aos poucos o efeito do anestésico passa e o corpo físico absorve novamente o duplo etéreo como uma esponja, voltando a sensibilidade ao normal na região anestesiada.
Quando ocorre um acidente qualquer em que o corpo físico desencarna abruptamente ainda jovem, o duplo etéreo está com muita vitalidade e sobrevive por mais tempo a desencarnação. Pessoas com sensibilidade mais aguçada podem até ver o duplo etéreo de um morto recente, como se fosse o períspirito. Mas com o tempo ele acaba se dissolvendo no éter cósmico, pois já cumpriu sua finalidade.
Acontece do duplo etério aparecer para algum familiar sensível o suficiente após a morte do corpo físico  ainda jovem devido a forte afinidade entre os envolvidos. A visão é impressionante porque o duplo é uma cópia exata do desencarnado, apenas mais sutil, transparente.
  Na verdade nestes casos, mais uma vez, não há motivo para medo ou preocupação, pois este corpo nada mais tem a ver com o corpo do ente querido que retornou ao plano espiritual. Estes fatos acontecem pela ignorância espiritual de quem desencarna e não sabe disto estando fortemente ligado a alguém encarnado.
Mais uma vez é muito importante reservar durante a vida algum tempo para estudar as verdades sobre a vida e se preparar para a volta à casa. Quem estuda, medita e se interessa em conhecer as verdades espirituais terá sempre uma transição da 3º para a 4º dimensão mais tranquila e com menos traumas. Além disso, estará preparado para receber a assistência de amigos que nos esperam do outro lado.

Irmão576