# Saúde: organismo vivo e equilibrado


Atualização:
28 MAI 2013
19hs52min P.M.

O TRATAMENTO DAS DOENÇAS E O ESPIRITISMO - EMMANUEL
Emmanuel - Mágoas, ressentimentos, desesperos, atritos e irritações entretecem crises do pensamento, estabelecendo lesões mentais que culminam em processos patológicos, no corpo e na alma, quando não se convertem, de pronto, em pábulo da loucura ou em sombra da morte.

3 - Por que acontece assim?
Emmanuel - Isso acontece porque milhões de criaturas, repostas no lar, recapitulam amargosas e graves experiências, junto àqueles que atormentaram outrora ou que outrora lhes foram implacáveis verdugos; metamorfoseados em companheiros que, às vezes, trazem o nome de pais e figuram-se adversários intransigentes; responderam por filhos e mais se assemelham a duros algozes dos corações afetuosos que lhes deram o tesouro do berço; carregam a certidão de esposos e parecem forçados, em algemas duplas na pedreira do sofrimento; fazem-se conhecidos por titulares da parentela e exibem-se, à feição de carrascos tranquilos.

4 - Como classificar o reduto doméstico, onde se reúnem sob os mesmos interesses e sob o mesmo sangue os inimigos de existências passadas?
Emmanuel - Do ponto de vista mental, os adversários do pretérito, reencarnados no presente, expandem entre si tamanha carga vibratória de crueldade e rebeldia, que transfiguram o ninho familiar em furna, minado por miríades de raios destrutivos de azedume e aversão.

5 - Qual o papel dos princípios espíritas diante dos conflitos familiares?
Emmanuel - Diante dos conflitos familiares, surgem os princípios espíritas por medicação providencial.

6 - Qual o ponto fundamental do socorro espírita nos males de origem doméstica?
Emmanuel - Claramente, na educação individual e, evidenciando a reencarnação, destaca o impositivo da tolerância mútua, por terapêutica espiritual imediata, a fim de que os pontos nevrálgicos do indivíduo ou do grupo sejam definitivamente sanados.

7 - Como classificam a Doutrina Espírita as pessoas difíceis da convivência ou da consanguinidade?
Emmanuel - A Doutrina Espírita, proclamando o entendimento fraterno por medida inalienável, perante os ajustes precisos, cataloga os irmãos transviados na ficha dos enfermos carecentes de compaixão e socorro.

8 - Como funcionam os ensinamentos espíritas na cura dos males que infelicitam as criaturas humanas?

9 - A caridade pode auxiliar nas curas dos males humanos?
Emmanuel - Fácil verificar, assim, que a Doutrina Espírita encerra a filosofia do pensamento reto, por agente preservativo da saúde moral, e consubstancia a religião natural do bem, cujas manifestações definem a caridade por terapêutica de alívio e correção de todos os males que afligem a existência.

10 - Em que fórmulas essenciais se baseiam a terapêutica espírita?

Emmanuel - Nas atividades espíritas, colhemos do magnetismo sublimados benefícios imediatos, seja no clima do passe, sob o influxo da oração, ou no culto sistemático do Evangelho no Lar, por intermédio dos quais, benfeitores e amigos desencarnados
 nos reequilibram as forças, através da inspiração elevada, apaziguando-nos os pensamentos, ou se valem de recursos mediúnicos esparsos no ambiente, a fim de nos propiciarem socorro à alma aflita ou às energias exaustas.

Se abraçastes, pois, a Doutrina Espírita, perlustra-lhes os ensinos e compreenderás que a humildade e a benevolência, o serviço e a abnegação, a paciência e a esperança, a solidariedade e o otimismo são medicamentos do Espírito, transformando lutas em lições e dificuldades em bênçãos, porque no fundo de cada esclarecimento e de cada mensagem consoladora, que te fluem da inspiração, ouvirás a palavra do Cristo:

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

EMMANUEL
(DO LIVRO “LEIS DO AMOR”, FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E WALDO VIEIRA) FONTE: UNIVERSO ESPÍRITA
FONTE.: FORUM ESPÍRITA NET



Atualização:
30 ABR 2013
5hs34min A.M.

A SABEDORIA DO CORPO - AS DIFERENTES INTELIGÊNCIAS DO CORPO

DE ACORDO COM OS ANCESTRAIS DE DIFERENTES REGIÕES DE NOSSO MUNDO, O CORPO SENTE E PENSA. 
NAS TRIBOS AUSTRALIANAS, QUANDO UMA PESSOA SE FERE OU ADOECE, A TRIBO SE REÚNE AO REDOR DO ENFERMO E CANTA PEDINDO PERDÃO À FERIDA OU PARTE AFETADA. ESTA COMEÇA AUTOMATICAMENTE A DAR SINAIS DE MELHORA E OCORREM CURAS MILAGROSAS.
O MESMO OCORRE NAS ASSOMBROSAS CURAS DOS KAHUNAS HAVAIANOS. ELES ENTRAM EM ORAÇÃO DIRETA COM A PARTE AFETADA PEDINDO-LHE PERDÃO. ESSE ATO DE ORAÇÃO ENVOLVE OS KAHUNAS, O PACIENTE E TODAS AS VIDAS DURANTE AS QUAIS ELES POSSAM TER SE ENCONTRADO E SE ENVOLVIDO COM ESSA PESSOA. E TAMBÉM OCORREM CURAS CONSIDERADAS MILAGROSAS.
NO CONHECIMENTO ANCESTRAL INCA, TUDO É RECIPROCIDADE, E QUANDO ALGUÉM ADOECE SE ENCHE DE ENERGIA PESADA OU “HUCHA”, NÃO DEIXANDO FLUIR O “SAMI” OU ENERGIA LEVE. POR ISSO NAS CURAS SE PEDE PARA AQUELA PARTE DO CORPO SE HARMONIZAR COM ‘PACHAMAMA’ (A TERRA) PERMITINDO QUE O BLOQUEIO SE REEQUILIBRE. E A PESSOA SE CURA.
NO CASO DOS LAKOTAS, NA AMÉRICA DO NORTE, ELES FALAM COM O CORPO PARA INFORMAR-LHE QUE EXISTE UMA MEDICINA QUE VAI CURÁ-LO. E AS PESSOAS SE CURAM.
COMO VEMOS, EXAMINANDO ALGUNS CASOS DE MEDICINA ANCESTRAL, CHEGAMOS A UMA INTERESSANTE CONCLUSÃO: OS ANCESTRAIS ACEITAVAM AS PARTES DE NOSSO CORPO COMO UM SER COMPLETAMENTE INTELIGENTE, E INDEPENDENTE DO CÉREBRO. ISSO DURANTE OS ÚLTIMOS SÉCULOS PASSOU A SER CONSIDERADO COMO FRAUDE OU SUPERSTIÇÃO. MAS VEJAMOS AGORA AS DESCOBERTAS MAIS RECENTES DA CIÊNCIA.
A SABEDORIA DO CORPO É UM BOM PONTO DE ACESSO ÀS DIMENSÕES OCULTAS DA VIDA: É TOTALMENTE INVISÍVEL, MAS INEGÁVEL. OS INVESTIGADORES MÉDICOS COMEÇARAM A ACEITAR ESTE FATO EM MEADOS DOS ANOS OITENTA. ANTERIORMENTE SE CONSIDERAVA QUE A CAPACIDADE DA INTELIGÊNCIA ERA EXCLUSIVA DO CÉREBRO. ENTÃO FORAM DESCOBERTOS INDÍCIOS DE INTELIGÊNCIA NO SISTEMA IMUNE E, LOGO A SEGUIR, NO DIGESTIVO.
A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA IMUNE
 A DRA. BERT DESCOBRIU (E LOGO OUTROS CIENTISTAS CONFIRMARAM), QUE EXISTEM TIPOS DE RECEPTORES INTELIGENTES NÃO SÓ NAS CÉLULAS CEREBRAIS, MAS EM TODAS AS CÉLULAS, DE TODAS AS PARTES DO CORPO (CHAMARAM INICIALMENTE DE NEUROPEPTÍDIOS). QUANDO COMEÇARAM A OBSERVAR AS CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, POR EXEMPLO, AS QUE PROTEGEM CONTRA O CÂNCER, CONTRA AS INFECÇÕES, ETC., ENCONTRARAM RECEPTORES DOS MESMOS TIPOS QUE OS DO CÉREBRO.
EM OUTRAS PALAVRAS, SUAS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS, AS QUE O PROTEGEM DO CÂNCER E DAS INFECÇÕES, ESTÃO LITERALMENTE VIGIANDO CADA UM DOS SEUS PENSAMENTOS, CADA EMOÇÃO, CADA CONCEITO QUE VOCÊ EMITE, CADA DESEJO QUE TEM. CADA PEQUENA CÉLULA T E B DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, PRODUZ AS MESMAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRODUZIDAS PELO CÉREBRO QUANDO PENSA.
ISTO TORNA TUDO MUITO INTERESSANTE, PORQUE AGORA PODEMOS DIZER QUE AS CÉLULAS IMUNOLÓGICAS PENSAM, SENTEM, SE EMOCIONAM, DESEJAM, SE ALEGRAM, SE ENTRISTECEM. E ISTO É A CAUSA DE ENFERMIDADES, DE STRESS, CÂNCER, ETC. QUANDO VOCÊ SE DEPRIME, DEIXAM PASSAR OS VÍRUS QUE SE INSTALAM EM SEU CORPO.
A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA DIGESTIVO
 HÁ DEZ ANOS PARECIA ABSURDO FALAR DE INTELIGÊNCIA INTESTINAL. SABIA-SE QUE O REVESTIMENTO DO TRATO DIGESTIVO POSSUI MILHARES DE TERMINAÇÕES NERVOSAS, MAS ERAM CONSIDERADAS SIMPLES EXTENSÕES DO SISTEMA NERVOSO, UM MEIO PARA MANTER A TAREFA DE EXTRAIR SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS DO ALIMENTO.
HOJE SABEMOS QUE ESTAS CÉLULAS NERVOSAS QUE SE ESTENDEM PELO TRATO DIGESTIVO FORMAM UM FINO SISTEMA QUE REAGE A ACONTECIMENTOS EXTERNOS: UM COMENTÁRIO PERTURBADOR NO TRABALHO, UM PERIGO IMINENTE, A MORTE DE UM FAMILIAR. AS REAÇÕES DO ESTÔMAGO SÃO TÃO CONFIÁVEIS QUANTO O CÉREBRO, E IGUALMENTE COMPLICADAS.
A INTELIGÊNCIA DO FÍGADO
 AS CÉLULAS DO CÓLON, FÍGADO E ESTÔMAGO TAMBÉM PENSAM, SÓ QUE NÃO COM A LINGUAGEM VERBAL DO CÉREBRO. O QUE CHAMAMOS “REAÇÃO VISCERAL” É APENAS UM INDÍCIO DA COMPLEXA INTELIGÊNCIA DESTES MILHARES DE MILHÕES DE CÉLULAS. EM UMA REVOLUÇÃO MÉDICA RADICAL, OS CIENTISTAS ACESSARAM UMA DIMENSÃO OCULTA QUE NINGUÉM SUSPEITAVA: AS CÉLULAS NOS SUPERARAM EM INTELIGÊNCIA DURANTE MILHÕES DE ANOS.
A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO
 MUITOS ACREDITAM QUE A CONSCIÊNCIA SE ORIGINA UNICAMENTE NO CÉREBRO. RECENTES INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS SUGEREM, DE FATO, QUE A CONSCIÊNCIA EMERGE DO CÉREBRO E DO CORPO ATUANDO JUNTOS. UMA CRESCENTE EVIDÊNCIA SUGERE QUE O CORAÇÃO TEM UM PAPEL PARTICULARMENTE SIGNIFICATIVO NESTE PROCESSO.
MUITO MAIS QUE UMA SIMPLES BOMBA, COMO ALGUMA VEZ SE ACREDITOU, O CORAÇÃO É RECONHECIDO ATUALMENTE PELOS CIENTISTAS COMO UM SISTEMA ALTAMENTE COMPLEXO, COM SEU PRÓPRIO E FUNCIONAL “CÉREBRO”. SEGUNDO NOVAS INVESTIGAÇÕES NO CAMPO DA NEUROCARDIOLOGIA, O CORAÇÃO É UM ÓRGÃO SENSORIAL E UM SOFISTICADO CENTRO PARA RECEBER E PROCESSAR INFORMAÇÃO.
O SISTEMA NERVOSO DENTRO DO CORAÇÃO (OU O “CÉREBRO DO CORAÇÃO”) O HABILITA A APRENDER, RECORDAR E TOMAR DECISÕES FUNCIONAIS INDEPENDENTEMENTE DO CÓRTEX CEREBRAL. ALÉM DA EXTENSA REDE DE COMUNICAÇÃO NERVOSA QUE CONECTA O CORAÇÃO COM O CÉREBRO E COM O RESTO DO CORPO, O CORAÇÃO TRANSMITE INFORMAÇÃO AO CÉREBRO E AO CORPO, INTERAGINDO ATRAVÉS DE UM CAMPO ELÉTRICO.
E LEIA ISTO…
O CORAÇÃO GERA O MAIS PODEROSO E MAIS EXTENSO CAMPO ELÉTRICO DO CORPO. COMPARADO COM O PRODUZIDO PELO CÉREBRO, O COMPONENTE ELÉTRICO DO CAMPO DO CORAÇÃO É ALGO ASSIM COMO 60 VEZES MAIOR EM AMPLITUDE, E PENETRA EM CADA CÉLULA DO CORPO.
O COMPONENTE MAGNÉTICO É APROXIMADAMENTE 5000 VEZES MAIS FORTE QUE O CAMPO MAGNÉTICO DO CÉREBRO E PODE SER DETECTADO A VÁRIOS PÉS DE DISTÂNCIA DO CORPO COM MAGNETÔMETROS SENSÍVEIS.
RECOMENDAÇÕES:
 AS INVESTIGAÇÕES DO INSTITUTO HEARTMATH SUGEREM QUE RESPIRAR COM ATITUDE, É UMA FERRAMENTA QUE AJUDA A SINCRONIZAR SEU CORAÇÃO, MENTE E CORPO PARA DAR-LHE UMA COERÊNCIA PSICOFISIOLÓGICA MAIS PODEROSA.
AO USAR ESTA TÉCNICA REGULARMENTE – EXPERIMENTE-A CINCO VEZES AO DIA - VOCÊ DESENVOLVERÁ A HABILIDADE PARA REALIZAR UMA MUDANÇA DE ATITUDE DURÁVEL. RESPIRANDO COM ATITUDE, VOCÊ COLOCA O FOCO EM SEU CORAÇÃO E NO PLEXO SOLAR, ENQUANTO RESPIRA COM UMA ATITUDE POSITIVA. O CORAÇÃO AUTOMATICAMENTE HARMONIZARÁ A ENERGIA ENTRE O CORAÇÃO, A MENTE E O CORPO, INCREMENTANDO A CONSCIÊNCIA E A CLAREZA.
A TÉCNICA DE RESPIRAR COM ATITUDE
1. COLOQUE O FOCO EM SEU CORAÇÃO ENQUANTO INALA. ENQUANTO EXALA COLOQUE O FOCO NO PLEXO SOLAR. O PLEXO SOLAR SE ENCONTRA UMAS QUATRO POLEGADAS DEBAIXO DO CORAÇÃO, JUSTAMENTE DEBAIXO DO ESTERNO ONDE OS LADOS DIREITO E ESQUERDO DA CAIXA TORÁCICA SE JUNTAM.
2. PRATIQUE INALAR ATRAVÉS DO CORAÇÃO E EXALAR ATRAVÉS DA CAIXA TORÁCICA DURANTE 30 SEGUNDOS OU MAIS PARA AJUDAR A ANCORAR SUA ATENÇÃO E SUA ENERGIA ALI. DEPOIS ESCOLHA ALGUMA ATITUDE OU PENSAMENTO POSITIVO PARA INALAR OU EXALAR DURANTE ESSES 30 SEGUNDOS OU MAIS. POR EXEMPLO, VOCÊ PODE INALAR UMA ATITUDE DE ESTIMA E EXALAR UMA DE ATENÇÃO.
3. SELECIONE ATITUDES PARA RESPIRAR QUE LHE AJUDEM A COMPENSAR AS EMOÇÕES NEGATIVAS E DE DESEQUILÍBRIO RELACIONADAS COM AS SITUAÇÕES PELAS QUAIS VOCÊ ESTÁ PASSANDO. RESPIRE PROFUNDAMENTE COM A INTENÇÃO DE DIRIGIR-SE AO SENTIMENTO RELACIONADO A ESSA ATITUDE. POR EXEMPLO, VOCÊ PODE INALAR UMA ATITUDE DE EQUILÍBRIO E EXALAR UMA ATITUDE DE MISERICÓRDIA, OU PODE INALAR UMA ATITUDE DE AMOR E EXALAR UMA ATITUDE DE COMPAIXÃO.
4. PRATIQUE DIFERENTES COMBINAÇÕES DE ATITUDES QUE VOCÊ QUEIRA DESENVOLVER. PODE DIZER EM VOZ ALTA: “RESPIRO SINCERIDADE, RESPIRO CORAGEM, RESPIRO TRANQUILIDADE, RESPIRO GRATIDÃO” OU QUALQUER ATITUDE OU SENTIMENTO QUE VOCÊ QUEIRA OU NECESSITE.
INCLUSIVE, SE VOCÊ NÃO SENTE A MUDANÇA DE ATITUDE A PRINCÍPIO, MESMO FAZENDO UM ESFORÇO GENUÍNO PARA MUDAR, AO MENOS LHE AJUDARÁ A ALCANÇAR UM ESTADO NEUTRO, NO QUAL VOCÊ TERÁ MAIS OBJETIVIDADE E POUPARÁ ENERGIA.

(texto extraído do site Portal Arco Íris)


Atualização:
23 MAR 2013
10hs58min


COMO MUDAR SUA ENERGIA



Estratégias Mentais (o que você deve fazer de dentro para fora)

1. Pense sempre, de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um “atleta”, treine muito.

2. Não tenha medo de nada e ninguém.
O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores.
Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um ímã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado, começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra “culpa” do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente.
Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveite o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.



Atualização:
8 FEV 13
8hs P.M.

Depressão x Consciência


"Apenas Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. Às vezes, conseguis entorpecê-la, opondo lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala”. Um Espírito protetor (Lião, 1860) O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – capítulo XIII – item 1.
Depressão é uma intimação das Leis da Vida convocando a alma a mudanças inadiáveis.
É a “doença prisão “que caça a liberdade da criatura, rebelde, viciada em ter seus caprichos atendidos”“.
Vício sedimentado em milênios de orgulho e rebeldia por não aceitar as frustrações do ato de viver. Em tese, depressão é a reação da alma que não aceitou sua realidade pessoal como ela é estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente.
Desde as crises ocasionais da depressão reativa até os quadros mais severos que avançam aos sombrios labirintos da psicose, encontramos no cerne da enfermidade o Espírito, recusando os alvitres da vida. Através das reações demonstra sua insatisfação em concordar com a Vontade Divina, acerca de Seus Desígnios, em flagrante desajuste.
Rebela‐se ante a morte e a perda, a mudança e o desgosto, a decepção e os desafios do caminho, criando um litígio com Deus, lançando a si mesmo nos leitos amargos da inconformação e da revolta, do ódio e da insanidade, da apatia e do sofrimento moral.
Neste momento de transição em que os avanços científicos a classificam dentro de limites e códigos, é necessário ampliar a lente das investigações para analisá‐la como estado interior de inadequação com a vida, que limita o Espírito para plenificar‐se, existir, ser em plenitude. Seu traço psíquico predominante é a diminuição ou ausência de prazer em quaisquer níveis que se manifeste. Portanto, dilatando as classificações dos respeitáveis códigos humanos, vamos conceituá‐la como sendo o sofrimento moral capaz de reduzir ou retirar a alegria de viver.
Sob enfoque espiritual, estar deprimido é um estado de insatisfação crônica, não necessariamente incapacitante. As mais graves psicoses nasceram através de “filetes de loucura controlada” que roubam do ser humano a alegria de continuar sua marcha, de cultivar sonhos e lutas pelos ideais de sobrevivência básica. Nessa ótica, tomemos alguns exemplos para ilustrar nosso enfoque de depressão à luz do Espírito imortal em condutas rotineiras:
§ O desânimo no cumprimento do dever.
§ A insegurança obsessiva.
§ A ansiedade inexplicável.
§ A solidão em grupo.
§ A impotência perante o convite das escolhas.
§ A angústia da melhora.
§ A aterrorizante sensação de abandono.
§ Sentir‐se inútil.
§ Baixa tolerância às frustrações.
§ O desencanto com os amigos.
§ Medo da vulnerabilidade.
§ Angústia no ato de viver.
§ O hábito sistemático da queixa improdutiva.
§ A revolta com normas coletivas para o bem de todos.
§ A indisposição de conviver com os diferentes.
§ A relação de insatisfação com o corpo.
§ O apego aos fatos passados.
§ O sentimento de menos‐valia perante o mundo.
§ O descaso com os conflitos, a negação dos sentimentos.
§ A inveja do sucesso alheio.
§ A desistência de ser feliz.
§ A decisão de não perdoar.
§ A inconformação perante as perdas.
§ Fixação obstinada nos pontos de vista.
§ O desamor aos que nos prejudicam.
§ O cultivo do personalismo – a exacerbada importância pessoal.
§ O gerenciamento ineficaz da culpa.
§ As aflições‐fantasma com o futuro.
§ A tormenta de ser rejeitado.
§ As agruras perante as críticas.
§ Rigidez nas atitudes e nos objetivos.
§ Conduta perfeccionista.
§ Sinergia com o pessimismo.
§ Impulso para desistir dos compromissos.
§ Pulsão para controlar a vida.
§ Irritabilidade sem causas conhecidas.
Todas essas ações ou sentimentos são sinais de depressão na alma, porque criam ou refletem um desajuste da criatura com a existência, levando‐a, paulatinamente, a roubar de si mesma a energia da vida.
São rejeições à Sábia e Justa Vontade Divina — excelsa expressão do bem em nosso favor nas ocorrências de cada dia.
Bilhões e bilhões de homens, na vida física e extrafísica, estão deprimidos ou constroem “estufas psíquicas” para futuras depressões reconhecidas pela ótica clínica.
.Arrastam‐se entre a animalidade e o mundo racional. Lutam para se livrar da pesada crisálida magnética dos instintos e assumir sua gloriosa condição de filhos de Deus e co criadores na Obra Paternal. Vivem, mas não sabem existir. Perambulam, quase sempre, na alegria de possuir e raramente alcançam o prazer de ser. Ora escravos das lembranças do passado, ora atormentados pelo medo do futuro. Jornadeiam sob os grilhões do ego recusando os apelos do self.
Esse conceito maleável da doença explica o lamentável estado de inquietude interior que assola a humanidade. É a “algazarra do ego” criando mecanismos para continuar seu reinado de ilusões, obstruindo os clarões de serenidade e saúde imanentes do self — a vontade lúcida do Espírito em busca da liberdade.
Devido aos programas coletivos de saneamento psíquico da Terra orientados pelo Mais Alto, vivendo o momento histórico. Nunca foram alcançados índices tão significativos de resgate e socorro nos atoleiros morais da erraticidade.
Consequentemente, eleva‐se o número de corações que regressam ao corpo carnal sob custódia do remorso. Esse estado psíquico responde pelo crescimento dos episódios depressivos. Seria trágico esse fenômeno social se deixássemos de considerá‐lo como indício de mudança nos refolhos da alma.
Conquanto o signifiquem libertação e paz, coloca a criatura a caminho dos primeiros lampejos de consciência lúcida.
O planeta em todas as latitudes experimentará uma longa noite de dores psicológicas, em cujo bojo despontará um homem novo e melhorado em busca dos Tesouros Sublimes, ainda desconhecidos em sua intimidade. Ao formularmos esse foco para a depressão, nossa intenção é estimular a medicina preventiva centrada no Espírito imortal e na educação. É assustador o índice de deprimidos segundo a sintomatologia oficial, no entanto, infinitamente maior é o número daqueles que cultivam, em regime de cultura mental, os embriões de futuros episódios psiquiátricos depressivos.
A solução vem da própria mente. A terapêutica está no imo da criatura. Aprender a ouvir os ditames da consciência: eis o que pouco fazem quando se encontram sob sansão da depressão. Esse é o estado denominado “consciência tranquila”, ou seja, quando o self supera as tormentas da culpa e do medo, da ansiedade e do instinto de posse. Aprendendo a arte de ouvir esse guia infalível, a criatura caminha para o sossego íntimo, a serenidade, a plenitude, a alegria.
A saúde decorre de uma relação sinérgica com o self. Dele partem as forças capazes de estabelecer o clima da alegria de ser. Do self procede a energia da vida, o tônus que permite a criatura ampliar seu raio de interação com a natureza — outra fonte de vida —, expressão celeste de Deus no universo. A depressão é ausência dessa energia de base, dessa força de vitalidade e saúde, ensejando a defasagem, o esgotamento. A ausência de contato com o amor — Lei universal de vida e saúde integral — responde pelos reflexos da “morte interior”.
Nos apelos da consciência encontraremos o receituário para a liberdade e a paz, o equilíbrio e o progresso. A ingestão dessa medicação amarga será a batalha sem tréguas, porque aderir aos ditames conscienciais significa, antes de tudo, deixar de desejar o que se quer para fazer o que se deve. Nessa escola de novas aprendizagens, a alma fará cursos intensivos de novos costumes emoções através do aprendizado de olhar para si.
A ausência de uma percepção muito nítida das nossas reais necessidades interiores leva‐nos à busca do prazer estereotipado, aquele que a maioria procura para preencher o “vazio” e não viver criativamente em paz. Depois vem a culpa e outras manifestações de dor.
O prazer real é somente aquele que nos equilibra e preenche sem sofrimentos posteriores. Somente estando identificados com os “recados do self” construiremos uma vida criativa, adequada ao caminho individual. Jung chamou esse processo de individuação.
Descobrir nossa singularidade, saber vivê‐la sem afronta ao meio e colocá‐la a serviço do bem, essas as etapas do crescimento sistêmico, integrado com o próximo, a vida e a natureza. Individuação só será possível acolhendo a sombra do inconsciente através dos “traços do ego” entregando‐a a “inteligência espiritual” do self, para transformá‐la em luz e erguimento conforme as aspirações do Espírito.
Depressão — condição mental da alma que começa a resgatar o encontro com a verdade sobre si mesma depois de milênios nos labirintos da ilusão. “A felicidade terrestre é relativa à posição de cada um. O que basta para a felicidade de um, constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, alguma soma de felicidade comum a todos os homens?”
“Com relação à vida material, é a posse do necessário. Com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro”.
Consciência tranquila e prazer de viver, a maior conquista das pessoas livres e felizes.
ESCUTANDO SENTIMENTOS
Wanderley S. de Oliveira
(pelo Espírito Ermance Dufaux)



Atualização:
07 FEV 13
6hs24min P.M.

Metafisica da Coluna
Entendo o que a dor da coluna quer dizer.....




COLUNA VERTEBRAL:

O QUE ELA DIZ EM SUAS DORES


Quase todos nós conhecemos as dores e os desconfortos da coluna vertebral. O que poucos de nós sabemos são quais os aspectos emocionais se expressam ou se escondem nestes sintomas. Afinal, quais são as prováveis relações emocionais que acometem a coluna vertebral?
A coluna vertebral relaciona-se com a estrutura da personalidade. É por assim dizer o eixo central do ego, que é a parte da personalidade que faz contato com o mundo externo. Problemas de coluna indicam desequilíbrios ou dificuldades na formação da personalidade ou conflitos no relacionamento com as pessoas ou com o mundo que nos cerca.
A coluna trás em suas partes, determinados aspectos prováveis de relação mente e corpo relacionados a cada região. A região cervical relaciona-se à flexibilidade e amplitude de perspectivas. As duas primeiras vértebras relacionam-se mais com as dificuldades que temos na formação dos nossos conceitos e as duas últimas, a ressentimentos, e da mesma forma as primeiras torácicas.

Na altura da sétima cervical, em muitas pessoas ocorrem materializações relacionadas a ressentimentos, situações emocionais do passado mal resolvidas evidenciando saliências nesta área corpórea. Pessoas inflexíveis e de padrão de comportamento rígido tendem a calcificações na região cervical. A retificação da lordose anatômica cervical relaciona-se ao excesso de exigência sobre si mesmo e perfeccionismo. A hiperlordose cervical relaciona-se ao medo, sobretudo sustos na infância, tristeza e dificuldade de acreditar na própria felicidade. Algumas exceções acontecem em pessoas que querem ocultar o medo e “levantam o nariz”, como popularmente é referido para descrever a postura de arrogância. A escoliose cervical muitas vezes relaciona-se a uma tristeza do passado que “murcha” a pessoa, “caindo” a cabeça para um dos lados. As patologias da região cervical estão mais relacionadas à inflexibilidade e à tentativa de controlar tudo, ou de racionalizar tudo; no entanto, às vezes elas são consequentes a conflitos que se relacionam a outras áreas, sobretudo da coluna dorsal.

A região dorsal ou torácica relaciona-se à postura diante da vida, especialmente diante do emocional. Problemas na região dorsal indicam dificuldade de posicionamento, sobretudo diante das emoções. As calcificações na dorsal estão relacionadas a tristezas profundas. Os casos de hipercifose (acentuação da cifose) evidenciam um esconder-se do mundo, um encolher-se diante dos fatos que não sabemos como administrar. Já os casos de retificação (perda da curvatura anatômica) relacionam-se a um excesso de exigência sobre si mesmo.
A escoliose (curvatura lateral) da região dorsal em muitos casos relaciona-se ao “encurvar-se” diante de fatos que “não sei como”, ou “não posso mudar”, ou “sou forçado a aceitar”. É muito comum acontecer na adolescência, porque o jovem não sabe como se portar. Não é mais criança, nem adulto. Para algumas coisas, os pais e a sociedade o tratam como adulto; para outras, como criança, e isso gera uma confusão muito difícil de esclarecer. As pessoas “retas”, retificadas nesta região, sofrem muito com a necessidade de ostentar o que não são.

Já os hipercifóticos em geral são tristes e assumiram que a vida é triste mesmo, e nada se pode fazer para mudar. As patologias da região dorsal, em geral, relacionam-se à tristeza, por a pessoa não viver as emoções de forma equilibrada, especialmente nos casos de hipercifose. Os casos de retificação relacionam-se mais ao perfeccionismo. Ocorrem em geral nas pessoas que foram muito cobradas e que acabaram se cobrando muito, especialmente a perfeição.
A região lombar está relacionada ao “ter” na vida. Problemas na lombar relacionam-se em geral a perdas, ou medo de perdas, ou de não conquistar, tanto no aspecto material, quanto emocional. A hiperlordose lombar, muitas vezes relaciona-se aos aspectos acima referidos, e em alguns casos relaciona-se à repressão sexual. É uma tentativa de “esconder” o sexo, que acontece sobretudo nas mulheres. A famosa “bundinha arrebitada” em muitos casos esconde uma repressão sexual e uma necessidade de ser dominada, ou ainda uma supervalorização da estética diante das emoções.

A retificação lombar também pode ocorrer pelos motivos citados acima, e pelo perfeccionismo. Já a escoliose lombar pode relacionar-se à rejeição intrauterina, por patologia congênita óssea, o que às vezes também acontece na sétima cervical. Algumas pessoas que sofreram rejeição, especialmente de sexo, apresentam estas patologias congênitas nesta região. As patologias da região lombar geralmente relacionam-se a medos, ou à situação de muita cobrança, interna e externa, relacionadas a questões com conotações emocionais.

A região sacral está relacionada à sexualidade. Problemas na região sacral relacionam-se a conflitos relacionados à sexualidade, sobretudo traumas e repressão. Nos casos de meninas que são esperadas meninos, é muito comum encontrarmos uma materialização sobre o sacro e dores na região. Estas mulheres, em geral, apresentam dificuldade nos relacionamentos íntimos, dificuldade de engravidar, cólicas menstruais, suscetibilidades a problemas no aparelho reprodutor (útero, ovários, seios etc.) frigidez e tendência homossexual conflitiva. (Condição sexual homossexual que só acontece porque a pessoa não se permite ter o que quer, no caso uma relação heterossexual).

Homens com esse tipo de conflito materializam menos sobre o sacro, mas também manifestam problemas com a sexualidade, tanto com os relacionamentos, como no que diz respeito à suscetibilidade a problemas no aparelho reprodutor, inclusive em muitos casos sendo estéreis e tendo tendência homossexual conflitiva.

É muito importante destacar que as dores do isquiático (ciático) também estão relacionadas aos problemas de coluna da região lombar e sacral. Correspondem aos medos de seguir em frente, inseguranças diversas e dificuldade de adaptação as situações de vida, especialmente aquelas que requerem mudança de comportamento ou que transformam nossa rotina.
Não são apenas os problemas de coluna, mas todas as articulações relacionam-se à nossa capacidade de nos “articular” na vida, ou seja, capacidade de relacionamento político. Problemas nas articulações relacionam-se à rigidez e à dificuldade de superar situações difíceis. Incluem-se nesse contexto todos os “itens” que afetam as articulações e que estão relacionadas a situações desagradáveis a que a pessoa se submete mesmo não gostando, por não saber como resolver.

Quando nos referimos a “articular-se” na vida, estamos enfocando nossa capacidade de relacionarmo-nos equilibradamente sem machucar o outro nem nos deixarmos machucar, respeitando os limites de cada um, inclusive os próprios. Viver é relacionar-se de forma equilibrada; do contrário, é muito difícil termos uma perspectiva feliz e saudável. Portanto, a forma como nos relacionamos é fundamental para o nosso equilíbrio. Essa maneira equilibrada de viver constrói-se a partir da espiritualidade e do amor, que sempre deve começar pelo amor por si mesmo. O equilíbrio sempre parte do respeito mútuo entre as pessoas, o que em nossas relações é fundamental. A capacidade de se “articular” é muito importante para o êxito ser alcançado, tanto no trabalho, quanto nas relações mais próximas, e consiste na flexibilidade e maleabilidade que precisamos ter para não desrespeitarmos os outros e nem a nós mesmos.

Para ser infeliz e desamado, ninguém nasce. Se, nascemos dentro de uma perspectiva negativa, é porque temos a esperança de reversão. A vida é incompatível com a tristeza e a falta de amor. Portanto, “articular-se” é relacionar-se dentro da interdependência saudável que rege o universo com respeito pelo outro e por si mesmo, sem toda a rigidez que se relaciona à maioria dos problemas articulares. Desculpem a repetição, mas no que se refere ao inconsciente, que assimila bem o que for repetido, esta repetição é produtiva: precisamos melhorar nossas relações, para que possamos mudar o mundo.




Atualização:
5 FEV 2013
07hs56min

VOCÊ SABIA QUE O MEL É O ÚNICO ALIMENTO QUE NÃO ESTRAGA E QUE A MISTURA DE MEL E CANELA CURA A MAIORIA DAS DOENÇAS?


O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. Mas ele vai além de suas fantásticas propriedades, apresentando inúmeros benefícios:

DOENÇAS DO CORAÇÃO

Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geleia.
Ela reduzirá o colesterol das artérias e prevenirá problemas no coração.
Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.

ARTRITE E INFECÇÕES DE RINS

Misturar uma xícara de água morna com 02 colheradas de mel e 01 colherinha de canela em pó. Beber uma xícara de manhã e uma de noite.
Se tomar com frequência pode até curar a artrite crônica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins.
Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen, os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, 01 colherada de mel e meia colherada de canela em pó.
Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase já não conseguiam caminhar.

COLESTEROL

2 colheradas de mel com 03 colherinhas de canela misturadas em meio litro de água.
Tomar 03 vezes ao dia.
Isto reduz o colesterol em 10%, em duas horas.
Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim.

RESFRIADOS

Para curar completamente sinusite, tosse crônica e resfriado comum ou severo, misturar 01 colherada de mel com 01 colherinha de canela em pó e tomar com frequência.

DOR DE GARGANTA

1 colherada de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra.
Tomar de 4 em 4 horas.

PERDA DE PESO

Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água.
Se beber todos os dias, reduz o peso até de pessoas muito obesas.

Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente.
Misture 01 colherada de canela e 03 xícaras de água.
Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque 04 colheradas de mel.
Beber um quarto (1/4) de xícara, 03 ou 04 vezes ao dia.
Mantém a pele fresca e suave, e, diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.

PERDA DE CABELO

Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva (aqueça o óleo até uma temperatura suportável à pele), 01 colherada de mel e 01 colherinha de canela em pó, no couro cabeludo.
Deixar por 15 minutos antes de lavar.
Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 05 minutos.

DOR DE DENTES

Fazer uma pasta com 01 colherinha de canela e 05 colherinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 03 vezes ao dia.

PICADAS DE INSETOS

Misture 01 colherinha de mel, 02 colherinhas de água morna e 01 colherinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada.
A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

DIVERSOS

A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

Indicação: COLHER DE CHÁ.

Obs.: O mel não deve ser fervido.

Fonte: Revista 'Weekly World New' - Canadá (17/01/1995)

Foto: Internet.




Atualização:
04 FEV 2013
12hs31min

Condições necessárias para o encontro do equilíbrio...


" - Alimentação saudável, equilibrada, fracionada em pequenas porções e reguladas pelo relógio do organismo;
- repouso necessário ao descanso e relaxamento físico e mental;
- disciplina;
- trabalho edificante, motivador, justo;
- estudo e aperfeiçoamento moral e intelectual;
- convivência harmônica e alegre com parentes, amigos e pessoas do círculo;
- desenvolvimento da espiritualidade;
- doação, caridade, fraternidade...

Seja pobre...seja rico...
Seja branco...seja negro...
Seja humilde ou majestoso...
...Nada disso importa...

 - Devemos sempre comermos apenas o necessário para repor nossos gastos diários...
- devemos dormir até sentirmos o corpo e a mente descansados...
- devemos acordar com alegria e entusiasmo, agradecendo ao Senhor pela Glória de estar vivenciando mais um dia de aprendizado...
- a disciplina se faz necessária para o desenvolvimento primoroso do trabalho... finalizando com momentos de fraternidade familiar e entre amigos...

Assim é o bom viver...
Assim conquistamos o equilíbrio...
E o equilíbrio físico e espiritual se faz concreto e presente ao nos Encontrarmos em Espiritualidade e Amor com Nosso Criador...

Que a Paz esteja em todos os lares..."

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes








Frutas Campeãs em vitamina C...






Frutas que Aceleram o Metabolismo...






Diferenças entre tipos de dor de cabeça...





Antibióticos Naturais...





Dez alimentos do bom humor...






Dez Piores Alimentos para o Ser Humano...





Dez Alimentos que curam...






UMA TABELA DE SAÚDE - PARA SE TER À MÃO


Maçã
Protege o seu coração
Evita constipação
Bloqueia a diarreia
Melhora capacidade dos pulmões
Amortece as articulações


Damasco
Previne o câncer


Controla a pressão arterial
Protege a sua visão
Protege contra a doença de Alzheimer
Retarda o envelhecimento


Alcachofra
Ajuda na digestão


Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Protege contra doenças do fígado


Abacate
Combate as diabetes


Baixa o colesterol
Previne as tromboses AVC
Controla pressão arterial
Suaviza a pele


Banana
Protege o seu coração


Atenua a tosse
Fortalece os ossos
Controla a pressão arterial
Bloqueia a diarreia


Feijão
Evita constipações


Atenua a hemorroida
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estabiliza o açúcar no sangue


Beterraba
Controla a pressão arterial


Previne o câncer
Fortalece os ossos
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso


Baga de Mirtilho (uva-do-monte)
Previne o câncer


Protege o seu coração
Estabiliza o açucar no sangue
Estimula a memória
Evita a Constipação


Brócolis
Fortalece os Ossos


Protege a Visão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial


Couve
Previne o câncer


Evita a prisão ventre
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Atenua a hemorroida


Melão
Protege a Visão


Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico


Cenoura
Protege a Visão


Protege o seu coração
Evita a prisão de ventre
Previne o câncer
Ajuda a perder peso


Couve-Flor
Previne o câncer da Próstata


Previne o câncerda Mama
Fortalece os ossos
Elimina escoreações
Previne a doença do coração


Cereja
Protege o seu Coração


Previne o câncer
Acaba com as insônias
Tarda o envelhecimento
Protege contra a doença de Alzheimer


Castanha
Ajuda a perder peso


Protege o seu coração
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial


Pimentão picante
Ajuda na digestão


Suaviza as dores da garganta
Remove abcessos
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico


Figo
Ajuda a perder peso


Previne as tromboses AVC
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial


Peixe
Protege o seu coração


Estimula a memória
Protege o seu coração
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico


Linho
Ajuda a digestão


Combate as diabetes
Protege o seu coração
Fortalece o cére br o
Fortalece o sistema imunológico


Alho
Baixa o colesterol


Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Mata bactérias
Combate Fungos


Toranja
Protege contra ataques cardíacos


Promove a perda de peso
Previne as tromboses AVC
Previne o câncerda Próstata
Baixa o colesterol


Uva
Protege a Visão


Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Aumenta o fluxo de sangue
Protege o seu coração


Chá Verde
Previne o câncer


Protege o seu coração
Previne as tromboses AVC
Ajuda a perder peso
Mata bactérias

Mel
Cura Feridas

Ajuda a digestão
Previne contra Úlceras
Aumenta a energia
Combate alergias

Limão
Previne o câncer

Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto


Lima
Previne o câncer


Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto

Manga
Previne o câncer

Estimula a memória
Regula a tiroíde
Ajuda na digestão
Protege contra a doença de Alzheimer


Cogumelo
Controla a pressão arterial


Baixa o colesterol
Mata bactérias
Previne o câncer
Fortalece os ossos


Aveia
Baixa o colesterol


Previne o câncer
Combate a diabetes
Evita constipação
Suaviza a pele


Azeite doce
Protege o seu coração


Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Combate a diabetes
Suaviza a pele

Cebola
Reduz risco de ataque cardíaco

Previne o câncer
Mata bactérias
Baixa o colesterol
Combate Fungos


Laranjas
Fortalece o sistema imunológico


Previne o câncer
Protege o seu coração
Favorece a respiração
Elimina o escorbuto


Peras
Evita a Constipação


Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Ajuda a digestão


Ananás
Fortalece os ossos


Alivia a febre
Ajuda a disgestão
Bloqueia a diarreia


Ameixas
Tarda o envelhecimento


Evita Constipação
Estimula a memória
Baixa o colesterol
Protege contra doença do coração


Arroz
Protege o seu coração


Combate a diabetes
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC

Morango
Previne o câncer

Protege o seu coração
Estimula a memória
Acalma o stress


Batata doce
Protege a sua Visão


Levanta a disposição
Combate o câncer
Fortalece os ossos


Tomate
Previne o câncer na próstata


Previne o câncer
Baixa o colesterol
Protege o seu Coração

Nozes
Baixa o colesterol

Previne o câncer
Estimula a memória
Melhora a disposição
Protege contra doenças do coração


Água
Ajuda a perder peso


Previne o câncer
Previne pedra nos rins
Suaviza a pele


Melancia
Previne o câncer na próstata


Promove a perda de peso
Baixa o colesterol

Espero que gostem e utilizem se desta tabela para não envelhecerem doentes...

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO
Ronnie Mahesh.



Cinco Alimentos medicinais:


Iogurte
Além de favorecer o funcionamento do intestino, o iogurte é uma ótima fonte de cálcio, ajudando na conquista de músculos e combatendo a osteoporose.

Pêssego
 É recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater o reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Romã
 É uma ótima aliada no controlo da pressão arterial. Além disso, previne doenças cardiovasculares, uma vez que ajuda na eliminação de gorduras do sangue.

Aveia
 Por conter fibras solúveis, auxilia no controlo do açúcar no sangue, combate o colesterol "mau", o LDL, e, de acordo com vários estudos, previne o surgimento de alguns tipos de tumores.

Rúcula
 Além de ser um ótimo afrodisíaco, a rúcula é excelente para a digestão. É portanto uma verdura muito indicada para quem sofre de gastrite. Rica em omega 3, também pode ter uma acção anti-inflamatória!





Saúde = Organismo Vivo e Equilibrado


"Estudos comprovam, hoje, que o nosso intestino, atua como nosso segundo cérebro e que as nossas panturrilhas equivalem ao nosso segundo estômago - qual a real relação existente entre esses órgãos e como isso se aplica ao mundo espiritual?
Para o mundo da criação, assim como deveria ser para o mundo terreno, todos os órgãos não só se relacionam como inclusive trabalham em harmoniosa duplicidade.
Deus Nosso Pai é Sabedoria Infinita e como Sabedoria Infinita projetou a espécie humana de maneira tal que um organismo responde ao estímulo do outro, que por sua vez já está trabalhando de acordo com a necessidade do primeiro e assim sucessivamente.
O aparelho respiratório é encarregado de receber o ar, filtrá-lo, purificá-lo, assimilar as substâncias necessárias e expelir o restante, controlando dessa forma o fluxo sanguíneo.
O aparelho excretor, representado pelo intestino, tem também a função de expelir o bolo fecal, de tal forma que mantenha todo o sistema digestivo limpo de quaisquer impurezas.
Coração e intestino: dois órgãos encarregados de manter a pureza do organismo.
Qual seria então a relação cérebro, coração e intestino? Porque o intestino representa o segundo cérebro?
Assim como o cérebro dá o comando das atividades do organismo, o intestino também regula, ou coordena todo o trabalho do sistema digestivo.
Se ambos não conseguirem, por algum impedimento, cumprirem com a filtragem de agentes nocivos ou excreção de substâncias inconformes com o equilíbrio físico o sangue corre o risco de se contaminar e assim o coração deixa de trabalhar...
O mesmo acontece com o estômago, que deve, juntamente com o suco gástrico fazer a correta separação dos minerais e vitaminas dos alimentos...também é a panturrilha, cercada de músculos, que dá o devido suporte para as extremidades baixa do corpo se locomover...
Órgão por órgão, todos se relacionam e todos se compensam. Nervos e Coluna Vertebral são um outro exemplo clássico... um nervo lesado, uma dor - uma vértebra com problemas, uma dificuldade de locomoção, mas quando se trata e cuida dos nervos e da musculatura, toda a parte óssea se equilibra e não denota problemas.
Assim como a ingestão de líquidos, em especial a água, o consumo de alimentos crús e ricos em fibras, também a ingestão de cálcio e exercícios de alongamento se fazem necessários a boa saúde.
Complementando o conceito de organismo vivo e equilibrado tão importante quanto os cuidados com o corpo físico é muito necessário para o bem estar completo o rigoroso controle sobre nossos pensamentos e sobre nossas palavras.
Somos aquilo que comemos, pensamos e falamos...
Nascemos Luz e Pureza e como Luz e Pureza devemos renascer para nosso mundo de origem..."





119ª Mensagem Psicografada
19 SET 2012
12hs45min

A dor...

É possível para nós avaliarmos o tamanho da dor, a imensidão de seu sofrimento? Ou o porque de sentirmos dor, uns mais, outros menos intensa?
Porque sentimos dor?
O que o nosso corpo está querendo nos dizer?... será que é simplesmente a informação de que um órgão está doente? necessitando de tratamento específico?

Não...não apenas isso... se um órgão físico está doente, antes dele, e com muito mais intensidade, na maioria das vezes, o nosso espírito está doente, necessitando que nós avaliemos com maior atenção e façamos de um todo para reequilibrarmos espírito e corpo.
Se temos um problema persistente em nosso aparelho digestivo, por exemplo, bastante razoável que pensássemos não só na forma como estamos nos alimentando, mas principalmente, na maneira como cuidamos do fortalecimento de nosso espírito. Seria bom pensarmos o quanto de sentimentos de mágoa, tristeza, frustração, estamos inconscientemente enviando para nossos órgãos digerirem. E se este problema se estende também pelo aparelho reprodutor - será que já nos perguntamos quais foram nossos sentimentos nos momentos de concepção ou até mais importante, como de fato nos sentimos nos momentos de troca energética de amor?
Dores, inflamações, cólicas, edemas, sangramentos e/ou retenção de líquidos, nestes casos, podem estar nos dizendo:
- Ei você, proprietário e responsável por este corpo físico, aprenda a fazer a correta digestão (interpretação) de seus sentimentos. Expila os que não são bons...filtre suas emoções, não exija de seu espírito um comportamento, de armazenagem de tais sentimentos e energias, que a ele não compete. Seu espírito não precisa desse sofrimento. Pelo contrário, ele necessita de paz, de alegria, de esperança - precisa entender que ele, o espírito, esta em completa sintonia com sua mente e coração, para que o corpo físico seja saudável.

Esta mensagem é o início de várias onde abordaremos a relação dor física com sofrimento espiritual... a busca de um organismo vivo e equilibrado..."


Equipe Médica do Astral